terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FEIRA AMAZÔNIA DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDARIA

A Rede Capim de Economia Popular Solidária se prepara para a sua 3ª Feira e Seminário de EPS na região, com o tema “ECONOMIA POPULAR SOLIDARIA CONSTRUINDO UM MUNDO DIFERENTE”, desta vez contará com a participação de aproximadamente 40 empreendimentos vindos de varias parte do Estado do Pará.

A Feira será realizada de 09 à 11 de Abril do corrente ano, no município de Paragominas. A mesma será marcada por dois importantes momentos: primeiro o seminário, com o processo de formação e troca de experiências com os grupos, momento também de debates e oficinas diversas relacionadas ao tema. O segundo momento será de exposição e comercialização, onde os empreendimentos trarão seus produtos que ficarão a mostra. Este momento contará com oficinas culturais e apresentações culturais, Capoeira, Dança de Carimbo, Teatro do Oprimido, etc.


Esta atividade conta com o apoio direto do Instituto Marista de Solidariedade, Instituto Popular Amazônico, Cáritas Brasileira Regional Norte II e Governo do Estado. O IPA- Instituto Popular Amazônico junto com a Cáritas Brasileira em Paragominas funcionam como entidades assessoras da Rede Capim, que hoje tem em seu bojo 10 (dez) grupos solidários.


A primeira vez que foi realizada a Feira, em Paragominas, contamos com a participação de representantes do Movimento Nacional de Economia Solidária, que contribuíram com assessoria. Na segunda edição desta, no município de Ulianópolis, tivemos a participação de empreendimentos da Região Metropolitana de Belém, que contribuíram com o debate e puseram a disposição produtos que serviram como novidade para os grupos da região.


Estes são espaços importantes conquistados e/ou construídos pelas redes no estado do Pará tem fortalecido ainda mais este modelo de economia que valoriza não somente os produtos, mais principalmente as pessoas que participam da produção dos mesmos, são peças que ganham, no processo de produção, sentimentos, carinho...e com certeza respeitam o meio ambiente.


A realização desta, no ano de 2010 vem fortalecer e ampliar estes espaços, construído por pessoas que não tiveram oportunidade neste “modelo de desenvolvimento capitalista” vigente, que estimula a competitividade, tornando as pessoas inimigas umas das outras, e não conseguindo mais viver sem que tenha a disputa como meio.

fonte: INSTITUTO POPULAR AMAZÔNICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário